Palestrantes

Beatrice Padovani Ferreira

Bio: Dra. Beatrice Padovani Ferreira é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, com mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG e doutorado em Marine Biology pela James Cook University of North Queensland, Australia. Professora titular do Departamento de Oceanografia da UFPE e membro do Programa de Pós em Oceanografia da UFPE. Atua na área de Oceanografia, com ênfase em ecologia e monitoramento de recifes de coral, áreas protegidas, ecologia e dinâmica populacional de peixes, conectividade ecossistêmica e manejo pesqueiro. É membro dos grupos de especialistas da IUCN para elaboração da lista vermelha desde 2007, tendo atuado também no grupo de especialistas na avaliação global dos Oceanos conduzida pela ONU.

Anders Schmidt

Bio: Biólogo formado na UFRJ em 1995, com mestrado e doutorado em oceanografia, respectivamente pela USP e FURG, e atualmente professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Vem atuando com monitoramento ecológico junto à base avançada do CEPENE/ICMBio em Caravelas desde 2004, como consultor do Projeto Manguezais do Brasil/ICMBio/PNUD de 2012 a 2015, na Rede Rio Doce Mar e na coordenação da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR.

Clemente Junior

Bio: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo . Foi professor substituto de Ecologia da UFRP pelo departamento de Biologia. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, e Diretor-Presidente do Instituto BiomaBrasil. Professor adjunto do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. Associado fundador e presidente voluntário da entidade sem fins lucrativos Instituto BiomaBrasil. Gestão e Conservação de Zonas Úmidas Costeiras Tropicais. Voluntário do Projeto Observando os Rios da Fundação SOS Mata Atlântica e coordenador do Projeto Guia Didático os Maravilhosos Manguezais da APA Costa dos Corais.

Antônio Carlos Sant’Ana Diegues

Bio: Dr. Antônio Carlos Sant’Ana Diegues Co-ganhador do Prêmio Nobel da Paz, concedido ao UNHCR, Genebra em 1981. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. Atualmente exerce a função de Diretor Científico do NUPAUB – Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras da USP. Experiência na área de planejamento ambiental e conservação da natureza, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos temas: meio ambiente, planejamento costeiro, áreas protegidas marinhas, cultura caiçara, conhecimento tradicional e comunidades tradicionais.

Edson Vieira Filho

Mestre e Doutor em Ecologia pela UNICAMP.

Bio: Graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ecologia pela UNICAMP. Desenvolve suas pesquisas na área de Ecologia de Comunidades utilizando abordagens experimentais em comunidades bentônicas para investigar como interações (predação e competição) e história de colonização afetam a organização e diversidade da comunidade desde seu início até os momentos mais avançados da sucessão, levando em conta suscetibilidade a espécies exóticas e mudanças globais. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRN, atuando em pesquisa, divulgação científica e ciência-cidadã em ambientes recifais tropicais.

Bruno Stefanis Santos Pereira de Oliveira

Bio: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Cesmac-AL, mestrado em Ciências Biológicas pelo PPG em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos – UFAL e doutorando em Zoologia para UFPB. É o idealizador, sócio-fundador e atual presidente do Instituto Biota de Conservação, Ong que desde 2009 atua em prol da conservação marinha em Alagoas. É membro das redes de conservação de tartarugas marinhas e mamíferos aquáticos do nordeste (RETAMANE E REMANE), membro da Rede ASO Tartarugas, membro dos conselhos consultivos da Apa Costa do Corais, Apa de Piaçabuçu, RESEX de Jequiá, Conselho Estadual de Maio Ambiente de Alagoas, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maceió. Membro do GAT dos PAN de Peixe-boi Marinho e Manguezal. Além disso também atua como empresário na área de consultoria ambiental.

Katia Torres

Bio: Bióloga, doutora em Ecologia, analista ambiental do ICMBio, coordenadora geral de pesquisa e monitoramento da biodiversidade desde 2013, onde desenvolvemos e implementamos o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – Monitora, o Plano Estratégico de Pesquisa e Gestão do Conhecimento em Biodiversidade do ICMBio – PEP, e plataformas de gestão de dados de biodiversidade como o Sisbio e o PortalBio. Docente do Mestrado Profissional Biodiversidade em UC, com 11 orientações de mestrado concluídas, e editora chefe da revista BioBrasil, desde 2010.

Marília Mesquita

Analista Ambiental do CEPENE/ICMBio

Bio: Paraense. Analista Ambiental do ICMBio, desde 2010. No ICMBio já trabalhou em unidades de conservação de proteção integral e uso sustentável na Amazônia, e, desde 2014, atua no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE/ICMBio). Formação em Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado do Pará, Especialista em Bioestatística e Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pela Universidade Federal do Pará.

Matheus Freitas

Bio: Biólogo formado em 2003, fez mestrado e doutorado na área de ecologia, trabalhando sempre com linhas de pesquisa voltadas ao manejo e gestão pesqueira. Tem relação com a temática de pesquisa participativa, onde atuou com projetos de Conhecimento Ecológico Local, monitoramento participativo e atualmente coordena o Projeto Ciência Cidadã na obtenção de dados de capturas e tamanhos de peixes comerciais.

Alan dos Santos Machado

Bio: Pescador Artesanal, atualmente Presidente da Colônia de Pescadores e aquicultores Z-25 de Caravelas-BA. Liderança na Comunidade de Barra de Caravelas, Conselheiro da Reserva Extrativista de Cassurubá, ajudou na elaboração do Plano Nacional de Recuperação dos Budiões e Guaiamum, um dos Coordenadores do MAC (Monitoramento Ambiental Comunitário). Defende a manutenção do modo de vida tradicional bem como o meio ambiente em que vivem, acredita na convivência harmônica respeitando a tradição e cultura das comunidades tradicionais e a preservação do meio ambiente.

Miguel Mies

Bio: Doutor em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atualmente, é coordenador de pesquisa do Coral Vivo e pesquisador associado do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Possui experiência em biologia molecular de zooxantelas, ecologia de recifes de corais e aquicultura marinha.

Parceiros